domingo, dezembro 01, 2013

Les Savons Superfins lança nesta sexta-feira seu primeiro EP com show no Caffe Cult


Depois de mais de um ano de produção e muitos contratempos, o Les Savons Superfins prova hoje à noite, com um show no Caffe Cult, em Florianópolis, que o EP “Para quem quiser ouvir” não se trata de uma lenda. “Era para ele ter sido lançado no início deste ano, mas como todos os integrantes da banda tinham outros projetos, foi difícil fechar a agenda para as gravações”, esclarece Henrique Silvério, que toca violão, harmônica e baixo na banda.
O disco em formato físico, com capa assinada pelo ilustrador Fabio Dudas, chegou às mãos do grupo nesta semana e será vendido hoje por módicos R$ 2 para quem comprar uma garrafa da cerveja Bierland Vienna. A maioria das seis músicas que compõem o EP já foi divulgada na internet ao longo do último ano e traz a clara influência do folk norte-americano de Bob Dylan e Paul Simon, harmonizado com a voz suave da vocalista Fernanda França. “Mas também temos referências mais atuais, de bandas como Belle & Sebastian, She & Him e Little Joy, todos nós gostamos e elas também têm vocais femininos”, conta Henrique, que tenta definir o estilo das músicas em “algo como um folk urbano”. “Não somos rock, não somos MPB, acho que isso é o que mais se aproxima do que a gente faz”, completa.
Além de Henrique e Fernanda, o Les Savons Superfins é formado ainda por Thiago Ishy Fukahori na guitarra e Martin Gonçalves na bateria. Durante gravação da maior parte do EP, que também tem participação da cantora e compositora Indy Müller em alguns arranjos, a banda contava ainda com a dupla Isaac Silva e Lindsay Korth.
 Para promover uma maior divulgação do disco, tentar vender as cópias físicas – que estarão disponíveis para compra apenas nas apresentações – e atingir o maior número de pessoas possível, novos shows já estão previstos ainda para este ano e para o início de 2014.

Nos palcos e nas telas
Mesmo sem nenhum lançamento oficial até hoje, o Les Savons Superfins, formado em 2011 na Capital, já teve seu som disseminado por diversos palcos da Ilha, em eventos e locais voltados principalmente para o púbico indie, como o Blues Velvet, a Célula Showcase, o Café Del Sur e o próprio Caffe Cult. O grupo também já conseguiu despontar dos limites catarinenses e chegou a se apresentar em Porto Alegre, em abril deste ano, no festival Movimento HotSpot, que expõe a diversidade da cultura brasileira em diversas capitais.
Se nos últimos meses eles andaram um pouco afastados dos palcos, porém, foi por um motivo nobre e importante para a carreira da banda: compor e gravar três canções para a trilha sonora do curta “Petricor”, que será lançado em dezembro, a convite da diretora Bruna Konder.  De acordo com Henrique, apesar de as músicas do filme fugirem um pouco do estilo de som que costumam fazer, eles deverão lançá-las em um EP, somente na internet, já no início do ano que vem. Também para 2014 está previsto o segundo EP oficial dos Savons, que já tem parte das faixas prontas para entrarem no estúdio.

Publicada no jornal Notícias do Dia.