sábado, dezembro 21, 2013

Forfun cresceu e apresenta mistura sofisticada na Capital



Os cariocas do Forfun desembarcam neste sábado em Florianópolis para dar sequência à turnê de lançamento de seu primeiro DVD, gravado ao vivo num dos palcos mais importantes da música brasileira: o Circo Voador. O novo trabalho do grupo, que se estabeleceu sem gravadora e fora do circuito mainstream, arrecadou R$ 187.000 dos fãs para ser viabilizado e se tornou o mais bem sucedido crowdfunding da indústria fonográfica nacional. No embalo do DVD, a banda lançou também este ano o EP “Solto”, que traz três músicas e um Forfun mais sério e sofisticado.
A levada swingada, com referências africanas e latinas, a presença de metais e as letras bem mais profundas de nada parecem com aquele som que conquistou a garotada nos festivais de hardcore há mais de dez anos. “Nós começamos muito jovens, então hoje, aos 30, acabamos adquirindo novas influências, ouvimos mais soul, música africana, e sentimos a necessidade de colocar isso na nossa música”, explica o tecladista e guitarrista Vitor Isensee.
Mesmo com o visível amadurecimento, que foi surgindo gradativamente conforme os lançamentos dos quatro álbuns (“Das Pistas de Skate às Pistas de Dança” de 2003, “Teoria Dinâmica Gastativa” de 2005, “Polisenso” de 2008 e “Alegria Compartilhada” de 2011) e do EP, ele garante que a maior parte do público ainda é a mesma que ficava ensandecida ao som de “Constelação Karina” e “Terra do Nunca”.
“No show da pra notar bem isso, a maioria do público acompanha a banda há uns dez anos, se desenvolveu junto com a gente. Mas também tem muitos fãs mais novos, que nos conheceram agora por estarmos com um som mais eclético, que acabou abrindo muitas portas. Agora tocamos tanto em festivais de rock quanto de reggae”.
Parte do processo da gravação das três músicas de “Solto”, inclusive a participação de Helio Bentes, vocalista da banda Ponto de Equilíbrio, pode ser acompanhada pelos webclipes lançados para divulgar as faixas na internet. Para 2014, eles já preparam um novo disco, que deverá seguir a mesma linha.


Para fechar o ano
Veteranos nos palcos da Ilha, os cariocas fazem na cidade seu último show do ano, e segundo Vitor, metade da banda já está planejando esticar a estadia e passar a virada de ano por aqui mesmo.
“Já tocamos várias vezes em Florianópolis, mas nunca com esse show, então vai ser muito especial, principalmente por ser fim do ano e a nossa última apresentação de 2013”, diz.
O show deste sábado na Life Club será praticamente o mesmo que compõe o DVD, com poucas alterações no repertório. O quarteto trará músicas que marcaram a trajetória da banda, além das faixas do EP “Solto” e canções inéditas que farão parte do próximo disco.
A abertura da noite ficará por conta do surfista Teco Padaratz com a banda 5’11” e do grupo Funk Flush, que traz no repertório grandes nomes do rock dos anos 1990 e da surf music.


Publicada no jornal Notícias do Dia.