sexta-feira, abril 25, 2014
Jurerê Jazz Festival abre programação com Avishai Cohen Trio
Com 11 dias de duração e um total de 17 grupos e artistas locais, nacionais e internacionais, o 4° Jurerê Jazz Festival abre hoje sua programação com apresentação dos israelenses do Avishai Cohen Trio, no teatro Governador Pero Ivo. Até 4 de maio, músicos do Brasil, Israel, França, Bélgica, Estados Unidos, Colômbia e Chile se espalham por diversos espaços de Florianópolis com shows gratuitos e pagos, além de oficinas musicais.
Atração mais esperada da edição deste ano, o baixista Avishai Cohen sobe ao palco já no primeiro dia do evento acompanhado do pianista Nitai Hershkovits e do baterista Daniel Dor. Considerado um dos mais ativos compositores e baixistas de jazz da atualidade, Cohen, que já tem um público fiel no Brasil conquistado nas outras ocasiões em que veio se apresentar no país, começou a se envolver com a música instrumental ainda na infância, sentado em frente a um piano. “Eu toquei primeiro o piano, mas fui inspirado pelo (baixista) Jaco Pastorius quando ouvi sua música pela primeira vez e acabei escolhendo o baixo elétrico. Aos 14 comecei a estudar e aprender contrabaixo”, disse o músico por e-mail.
Para ele, apesar de o Brasil revelar ao resto do mundo uma enorme aptidão para outros ritmos, o jazz está conquistando cada vez mais seu espaço e seu público por aqui. “Quando eu vim para o Brasil pela primeira vez já senti a música no ar, inclusive o jazz. Minha primeira experiência no país foi há muitos anos e eu sempre quero voltar”, garante. No ponto de vista do baixista, o estilo está se popularizando rapidamente não apenas por aqui, mas pelo mundo todo. “Os músicos de jazz são cada vez mais jovens, e os jovens hoje são mais abertos e têm mais acesso à música pela internet. O jazz hoje é para todos”.
Em suas composições, Cohen costuma misturar ao jazz referências totalmente opostas, e jura que o Brasil é uma das fontes de tanta inspiração. “Músicos brasileiros sempre foram uma grande influência na minha música e na de muitos outros pelo mundo. Minha música vem de vários lugares. É afro-caribenha, ocidental, oriental, e recentemente também fiquei atraído por música folk israelense. Meus pais são grandes influências para mim e esses sons também”.
Festival de misturas
Além de Avishai Cohen, outro grande destaque desta edição do Jurerê Jazz Festival é o Trio Corrente, grupo do baterista catarinense Edu Ribeiro, ganhador do Grammy de melhor álbum de jazz latino por “Song for Maura”, ao lado do clarinetista e saxofonista cubano Paquito D'Rivera. A apresentação de Lenine com a Camerata Florianópolis e as bandas Hurtmold e Brass Groove Brasil também figuram entre as atrações mais aguardadas.
A programação do festival tem Jurerê Internacional como palco principal, com shows no Il Campanário Villagio Resort e no Jurerê Open Shopping. Os dois principais teatros da cidade, o Ademir Rosa, no CIC (Centro Integrado de Cultura) e Pedro Ivo, na SC 401, também recebem parte da programação.
Para democratizar o acesso, o evento terá palcos também em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis e no Terminal Integrado do Centro (TICEN). A programação popular, que acontece no dia 30 de abril, está inserida no International Jazz Day, iniciativa global da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) para celebrar o jazz com ferramenta educacional e força para a paz, unidade, diálogo e cooperação entre as pessoas.
Publicado no jornal Notícias do Dia