segunda-feira, abril 21, 2014

Ilustrador Will Costa expõe retratos de estrelas da música, televisão e cinema


Aos 14 anos, após entregar para Hebe Camargo um retrato que havia desenhado dela e receber de volta um sincero elogio, o ilustrador Willian Costa começou a se convencer de que talvez tivesse mesmo todo aquele talento que os amigos e familiares viviam insistindo que ele tinha. Mas nem por isso ele levou a sério o ofício. Só agora, aos 32 anos, meses depois de ter finalmente largado tudo para encarar o desenho como profissão, ele faz sua primeira exposição. A mostra, aberta à visitação até 11 maio no Floripa Shopping, traz desenhos ultracoloridos de estrelas da música, do cinema e da televisão, feitos a lápis de cor e digitalizados.
Apesar de garantir que gosta de todos os artistas que retrata, Will, como é conhecido, destaca como favoritos os desenhos da atriz Lupita Nyong’o e dos ídolos pop Madonna, Cindy Lauper e Michael Jackson. “Gosto de alguns mais do que de outros, tipo a Lupita, um desenho que utilizei uma cor que nunca havia usado antes. Para escolher os artistas às vezes também faço enquetes na minha página no Facebook e as pessoas ajudam a decidir”, explica.
Sandy, Xuxa, Ivete Sangalo, a cantora Clarice Falcão e o humorista Paulo Gustavo foram alguns dos nomes retratados por Will que receberam das mãos do artista seus quadros e posam sorridentes em fotografias ao lado de seus rostos desenhados. Para ele, um grande sonho seria entregar o retrato de Cindy Lauper à cantora, retratada com sua fisionomia clássica dos anos 1980.
Apesar de desenhar desde muito cedo, foi no ano passado, após criar sua página para mostrar os desenhos que fazia como hobby, que Will passou a ter a segurança necessária para encará-lo como profissão. Antes disso, prestou vestibular para arquitetura, trabalhou em lojas, formou uma banda, fez cursos de turismo e línguas, morou em Londres e entrou na faculdade de publicidade e propaganda.
“Todo mundo fala que eu demorei muito para fazer isso, mas foi só tendo contato com outros desenhistas pela internet que eu percebi que estava influenciando gerações mais novas e passei a me intitular como ilustrador”, conclui.

Apoio de casa
Hoje, além de retratar estrelas pop, Will também faz trabalhos sob encomenda. Já atendeu pedidos de fãs de cantoras que queriam desenhos exclusivos, já retratou pessoas comuns que queriam desenhos seus inspirados nos dos artistas e desenhou até noivos. “Quando eu ainda não encarava o desenho como profissão as pessoas me pediam para fazer e eu não sabia nem como cobrar, fiz muita coisa de graça. Depois meu pai foi me ajudando nessa questão”, lembra o ilustrador, que agora vende seus quadros expostos por R$400.
A família, aliás, é uma das principais incentivadoras – e divulgadoras – do trabalho de Will. “Meu pai costumava levar para o trabalho a pasta que eu guardava os desenhos para mostrar aos colegas. Quando ele e minha mãe viram a exposição pronta, seus olhos brilharam”.
Por enquanto ele não tem nenhum plano concreto de levar a mostra para outras cidades, mas desde que ela abriu, no último dia 15, ele tem recebido pedidos de admiradores de várias partes do país para circular com seu trabalho. “Gostaria de levar para o interior do Estado, mas principalmente para São Paulo, um lugar onde as pessoas consomem muita arte”, projeta.

Publicado no jornal Notícias do Dia