sexta-feira, fevereiro 14, 2014

Caça-talentos Dilson Stein traz seu Projeto Modelo para onze cidades catarinenses


Se hoje temos beldades como Gisele Bündchen, Alessandra Ambrósio e Carol Trentini para encher os olhos e representar a beleza do Brasil no mundo todo, a culpa é de um loiro alto que largou a efêmera carreira de modelo na década de 1980 para se dedicar a descobri-las. De férias com a família na praia Brava, em Florianópolis, o caça-talentos Dilson Stein se prepara para iniciar em março, em diversas cidades catarinenses, mais uma edição de sua convenção que busca novos talentos para as passarelas.
Natural de Horizontina, no interior do Rio Grande do Sul, onde também nasceu Gisele, Dilson ainda mantém por lá sua sede e residência fixa, por motivos de trânsito inexistente e violência quase nula. O scouter fez seu nome primeiro nas pequenas cidades do interior gaúcho e aos poucos ganhou a confiança dos dirigentes das principais agências de modelo brasileiras, tudo por conta do “material de qualidade” que levava a elas.
Até 2005 o formato de seu evento caça-modelos era um curso com aproximadamente 30 horas de duração, inicialmente apenas no Rio Grande do Sul, que resultava em um book fotográfico e visitas a agências em São Paulo. Mas a vontade de percorrer outros Estados para descobrir diferentes tipos de beleza falou mais alto, e desde então, ele está presente em praticamente todo o país com suas convenções, em um novo formato de menor duração. Mesmo assim, ele admite que a maior demanda ainda está mais próxima do nicho onde começou a trabalhar.  “Descobri grandes modelos na Bahia, no interior de São Paulo, mas o Sul ainda é responsável por 40% das modelos que entram no mercado. E Santa Catarina tem um potencial muito forte”, garante.
Dos eventos que promove ao longo do ano por todas as regiões brasileiras, Dilson conta que aproximadamente 5.000 possíveis futuros modelos passam por cada um, depois da triagem sobram em torno 150. “Mas só10% consegue ir adiante”, enfatiza.

Atrás das catarinenses
O chamado “Projeto Modelo” criado por Dilson chega a Santa Catarina no mês que vem e passa por 11 cidades. A primeira a receber a seleção é Joinville, nos dias 8 e 9 de março, e em seguida é a vez de Florianópolis, São José e Palhoça, entre os dias 13 e 16. O projeto reúne uma série de treinamentos e palestras que instruem crianças e jovens entre 8 e 25 anos sobre a profissão de modelo, além de noções sobre postura, desfile, fotografia e vídeo. As seletivas funcionam em quatro etapas: a Selection, quando os jovens interessados se inscrevem gratuitamente; o Meeting, para onde vão os potenciais talentos identificados pela equipe de Dilson; o Training, momento em que receberão as primeiras noções de passarela, fotos, postura e orientações sobre a carreira de modelo; e por último, o Weekend.
O evento final acontece no segundo semestre, quando os selecionados de cada cidade se encontram para um fim de semana dedicado a um treinamento intenso além do encontro com as principais agências do país. Durante o Weekend, a equipe do scouter conta com o auxilio de grandes nomes do mercado, entre eles o sociólogo Valdir Bündchen, pai da Gisele e mentor e gestor da carreira da filha.