sexta-feira, janeiro 10, 2014

Tico Santa Cruz apresenta projeto paralelo nesta quinta-feira em Florianópolis


Autodefinido como astrólogo, futurólogo, atleta e escritor, entre uma série de outras excêntricas ocupações, Tico Santa Cruz, frontman dos Detonautas, apresenta hoje no John Bull, em Florianópolis, seu projeto paralelo ao grupo carioca. Acompanhado da banda curitibana Dama de Paus, base de turnês como a do Nazareth no Brasil, com quem toca pela primeira vez e já tem outros shows marcados, o músico leva ao palco uma homenagem às suas maiores influências musicais, além de algumas canções do próprio Detonautas. “É um projeto de pura diversão. Um baile rock para quem sente saudades dos tempos em que chegava nos lugares e ouvia Legião, Barão, Raul, Cássia Eller, Cazuza, Mutantes, entre tantos outros clássicos”, explica.
 Para provar que é de fato esse multitarefas que afirma ser, além de se envolver em constantes polêmicas sobre assuntos que vão da música ao futebol, passando pela política, Tico publicou entre 2012 e 2013 dois livros. O primeiro, “Clube da Insônia”, reúne crônicas e pensamentos do dia a dia do cantor, já o segundo, “Tesão”, chamou mais a atenção do público pelo tema: contos e poemas eróticos. Sexo, aliás, é um tópico recorrente no blog que mantém desde 2004.
 Para este ano, os planos literários seguem firmes, só que dessa vez o desafio é maior. “Será meu primeiro romance. Uma história policial inspirada em filmes de Quentin Tarantino, Roberto Rodriguez e cineastas como Rob Zombie, que fazem clássicos que adoro assistir. Acho que será bem divertido”, adianta.
 Já a respeito das polêmicas em que volta e meia está dentro, Tico afirma que hoje em dia dialoga mais com os próprios políticos, que teriam percebido uma força de opinião nele. “Dialogo no sentido de fazer pontes entre interesses da população e dos grupos que defendo, para reverter em ações políticas práticas e reais. Mas continuo fazendo minhas palestras e também meus textos que são muito compartilhados nas redes sociais. Isso faz com que muitas pessoas que não se interessam pelo tema passem a pensar sobre. É preciso que o povo brasileiro entenda de política e do mecanismo que realiza o que vivemos. Caso o contrário, jamais mudaremos a realidade desse país”.

Mais ativos do que nunca
 Mesmo com a dedicação de Tico à literatura e aos projetos musicais paralelos, habituais em seus dias de folga, os Detonautas seguem na ativa fazendo shows por todo o Brasil. A recente notícia, que pegou os fãs de surpresa, sobre a saída do baixista Tchello após 16 anos dedicados à banda, não estremeceu as estruturas do grupo, que mesmo sem lançar um disco de inéditas desde 2008, frequentemente divulga novas músicas e vídeos on-line.
 “A banda lançou pela internet, desde 2011, músicas inéditas que foram trabalhadas nas rádios e que juntas constituem hoje um disco de 12 faixas. O que não lançamos foi um disco físico, até porque como somos uma banda independente, o formato digital é mais propício para divulgarmos o trabalho”, justifica. Um novo álbum físico dos Detonautas, porém, deve chegar às lojas ainda em 2014, com pelo menos dez novas faixas. “Mas a internet será sempre nossa plataforma principal.”.