terça-feira, novembro 10, 2009

Matéria: Torneiras

Torneiras grava EP na capital

Já passava das 10 e meia quando o Uno preto do baixista Camilo Garcia estacionou em uma ruela da praia da Armação, em Florianópolis. O início da gravação do primeiro EP da banda Torneiras, de tajaí, estava marcado para as 10h do feriado de finados, mas alguns erros de trajeto atrasaram um pouco a chegada dos músicos ao estúdio Ouié Discos. O trio fez uma curta viagem de Itajaí até a capital catarinense só para a gravação das cinco músicas que integrarão o primeiro EP da banda.
O estúdio caseiro tem vista para o mar azul de Florianópolis, e nem o vento trazido por ele era capaz de sanar o calor do feriado. Por volta das 11 horas as gravações iniciaram. O guitarrista e vocalista André Fuck começou gravando as linhas de guitarra das duas primeiras músicas,“Não viajarei pra Argentina” e “Volta pra cama”. Em seguida foram gravadas as linhas de baixo e então o baterista Cyro Nunes começou seu trabalho.
"Cara, tá ficando muito bom”, repetiam os três músicos empolgados junto com o produtor Paulo Costa Franco. Torneiras foi a primeira banda de rock produzida por Franco, que abriu o estúdio há pouco tempo. “Eu achei o estúdio pesquisando na internet o melhor valor. Depois, comecei a conversar com o Paulo e ele me mandou umas músicas que ele já tinha gravado. Eu achei que ficaram boas e fechamos o negócio”, revelou André.
As cinco músicas foram gravadas com todos os instrumentos separados, e em vários takes, totalizando 10 horas de gravação e muito cansaço no fim do dia. “Mas é assim mesmo. Cinco músicas em 10 horas até é pouco. Foi correria”, avisa o produtor quando os instrumentos começaram a ser guardados.
A ideia dos músicos é lançar o ainda em novembro. “Agora falta masterizar as músicas. Esse processo vai ser feito em Itajaí mesmo”, explica o baixista Camilo. Essa última etapa ficará por conta do DJ e produtor musical Bruno Garcia, que ajudou a produzir as três músicas que a Torneiras gravou no início deste ano.

Publicado no blog temático de webjornalismo Musisc

Por Juliete Lunkes