segunda-feira, dezembro 08, 2008

Matéria: Aerocirco


O espetáculo vai começar, e agora é ao vivo!

Sendo uma das principais referências da musica autoral catarinense e carregando três discos na bagagem - lançados entre 2003 e 2007 - o Aerocirco busca agora inovar utilizando seus trabalhos antigos. O quarteto de Florianópolis formado por Fábio Della (voz e guitarra) Maurício Peixoto (guitarra), Rafael Lange (baixo) e Henrique Monteiro (bateria), promete agora um CD totalmente ao vivo. O disco, que leva músicas dos três CDs anteriores da banda - o homônimo lançado em 2003, O Som das Paredes de 2005 e o Liquidificador de 2007 - foi gravado no mês de abril em um show que bateu os recordes de público do famoso reduto alternativo de Florianópolis, o Célula.
O show contou com participações de algumas bandas amigas e já conhecidas na cena underground aqui do sul, como a Maltines e a Kratera, ambas de Florianópolis, o Lenzi Brothers, de Balneário Camboriú, e os curitibanos do Terminal Guadalupe. Algumas participações que também estavam previstas (com as bandas Samambaia Sound Club e Tijuqueiras) não puderam acontecer por questões de agenda.
O disco, que está sendo mixado e masterizado no estúdio do vocalista Fábio Della, o Lom Music, deverá ficar pronto no final do mês de agosto e o show de lançamento, que também será no Célula, está previsto para o dia 6 de setembro. Ao todo serão 19 músicas, incluindo “Ser Quem Sou” que virou videoclipe e já faz parte da programação do canal MultiShow, e também os hits “Liquidificador”, “Tarde Demais”, “Incontrolável, e “Tão Rainha”.
A novidade também é a forma com que o disco será lançado. Todas as faixas estarão disponíveis para download no site da agência da Aerocirco, a Panela de Pressão. Segundo Della, o site está sendo desenvolvido para a banda disponibilizar vários CDs, a começar pelo ao vivo da Aerocirco. Até aí nada de estranho, porém, o acesso ao download será via senha que vai ser distribuída em shows e também no site da banda. “É um modelo novo que iremos praticar daqui pra frente.”, explica.
Em 2007, com o lançamento de “Liquidificador”, o Aerocirco conseguiu se consolidar não apenas nos três estados do sul como também na região sudeste. Com um público cada vez maior e mais caloroso, a banda acabou fazendo shows nos palcos das principais capitais do país, em São Paulo e no Rio de Janeiro. A safra de sucessos do ano passado também inclui a indicação para o Prêmio Toddy de Música Independente, na categoria Destaque Regional, além de receber vários elogios da crítica especializada em grandes publicações nacionais, como a revista Rolling Stone e o jornal Folha de São Paulo, e também uma participação no Jornal da MTV.
Mas 2008 também não está deixando a desejar para os aerocircenses. No início deste ano, o quarteto se apresentou na edição catarinense do Planeta Atlântida, em Florianópolis, e recentemente foi convidado a participar do tributo ao White Álbum dos Beatles. O disco completa 40 anos em 2008 e o Aerocirco já entrou em estúdio para gravar a música Hey Jude, que apesar de não fazer parte do Álbum Branco, foi um single lançado na mesma época. Entre as bandas que participarão do tributo também estão nomes importantes como Pato Fu, Zé Ramalho e Lobão.
A banda também participou no mês de julho do reality show “Cachorro Grande em Busca da Fama”. O programa, que será transmitido pela Music Television, põe os gaúchos do Cachorro Grande para percorrer a região sul do país procurando novos talentos do rock. Não surpreendentemente, a banda escolhida na etapa de Florianópolis foi o Aerocirco.
Agora, enquanto o disco novo não fica pronto, é sempre bom dar uma conferida no Myspace dos caras. Lá sempre rolam atualizações no blog, além de algumas músicas para download. E depois, respeitável público, é só esperar o espetáculo começar.

Publicado no site Válvula Rock

Por Juliete Lunkes Juliete Lunkes